segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Professor de surf. Profissão ou passatempo?

Aloha amigos e profissionais do surf!

     Neste sábado, 1º de setembro comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. Com isso, produzi um texto que nos rendeu uma publicação no blog do nosso amigo Banana.












    



     Sabe-se que o surf é o esporte radical mais praticado no mundo. A arte de deslizar sobre as ondas encanta surfistas e simpatizantes pelo esporte em todos os continentes, incluindo pessoas de diversas classes econômicas, profissionais e religiosas.
     Este esporte que além de proporcionar um treinamento completo para o praticante, pois melhora o condicionamento cardiorrespiratório e cardiovascular, potencializa a musculatura de membros superiores, inferiores e musculatura de tronco, pode ser também um grande meio de aliviar o estresse do dia a dia, pois o contato com a natureza, com a água e a interação com os amigos a cada aventura, proporciona ao surfista um equilíbrio entre corpo e mente, diante das constantes exigências e responsabilidades pessoais, acadêmicas e profissionais.
     Ao se aproximar de uma praia que recebe boas condições de surf, principalmente no verão, e isso a extensa costa brasileira tem de sobra, percebe-se uma grande quantidade de surfistas em busca de algo. Então surge uma simples pergunta: O que seria esse algo? O que significa para cada surfista descer uma onda daquelas? Então, se parar para perguntar a cada um deles, percebe-se que cada surfista tem um objetivo e uma história muito particular, desde o iniciante, que sempre sonhou em ficar de pé numa prancha até o profissional que busca a melhora da sua performance, dentre outros objetivos.
     Com isso destaca-se uma figura de importante relevância, o Professor de Surf. E a partir disso o leque de questões toma um ângulo maior: Será que todos já fizeram uma aula de surf pelo menos uma vez na vida? Será que todos que tem o surf como esporte favorito conhecem sua história, ao menos quem é Duke Kahanamoku? Será que todos tem consciência da importância da preservação da natureza durante e longe do surf? Será que alguma vez ouvimos falar em surf nas aulas de Educação Física na escola? Será que todos os surfistas se preparam da forma adequada para em determinados momentos, haver uma exigência física de grandes esforços nos seus músculos e articulações, bem como enfrentar condições desafiadoras?
      Considerando estas questões e outras que venham a surgir a partir desta discussão, cabe a cada indivíduo repensar na sua conduta dentro e fora da água, considerando desde o grande valor cultural que o surf abrange até os benefícios que podem ser proporcionados ao praticante do esporte, se bem orientado por um profissional competente e que trabalha por amor ao esporte.
     Atualmente, Santa Catarina é um dos estados mais bem organizados com relação ao ensino do surf. Toda escola de surf deve ter uma professor formado em Educação Física, ter pelo menos cinco anos de prática e ainda com formação específica o surf, cadastrado na Associação das Escolas de Surf – ACES, em Florianópolis, que tem convênio com o Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC) e o Salva Surf Resgate.
     Nesta semana, Santa Catarina pôde comemorar com a vitória do Joinvilense Jean da Silva, que venceu uma etapa 6* do WQS em Virginia Beach (USA), mantendo-se entre o G-10, consequentemente entre os top 34 do Ranking Unificado da ASP. E também com a vitória de Ricardo dos Santos, local da Guarda do Embaú, que atropelou o lendário 11X campeão mundial Kelly Slater na etapa do WCT em Teahupoo (Tahiti).
    Certamente estes surfistas, entre tantos outros que vem se destacando nacional e internacionalmente, pois procuraram uma orientação diferenciada. É o que vem fazendo também as crianças do Projeto Surf Inteligente, que é um projeto vinculado ao Projeto de Extensão Natação na Escola, que funciona na piscina da UNIVILLE – Joinville. Neste ano 45 alunos estão sendo beneficiados com aulas de surf na piscina e duas viagens para praia por ano. Conheçam os trabalhos desenvolvidos no blog do projeto: projetonatesc.blogspot.com e na página do facebook: Projeto Natação na Escola.
     Valorize seu professor de surf! Treine! Pratique! Divirta-se! Mantenha-se em movimento! Respeite sua família, o meio ambiente e as pessoas! Cuide dos animais! Economize água e energia! Evite usar o carro! Não polua! Dê exemplos! Ame! Ore! Faça leituras! Traga soluções, e não mais problemas! Se alimente bem! Seja “gente boa”!

Estas são algumas considerações do Professor Lucas Voltolini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário