Surf art

MINIATURAS


     No início dos anos 2000, período em que já pegava algumas ondas, um dia vi uma miniatura de surfboard no balcão de uma surfshop. Eu gostei e perguntei se estava a venda. Eles me responderam que não, era só de enfeite. Depois disso, sempre que entrava em qualquer surfshop, sempre dava uma olhada pelos cantos para ver se tinha algo parecido para colocar na minha estante, e nada. Ao mesmo tempo, de tanto malhar a minha prancha e gastar grana com consertos, um dia aprendi a manusear resina com fibra de vidro e fazer os consertos em casa. Mas aquela miniatura não saia da mente. Até que outro dia meu pai achou um pedaço de prancha quebrada na praia e levou pra casa; chegando, me perguntou: "isso te serve pra alguma coisa?" a resposta já se pode imaginar...
     Apartir dalí fiz algumas pranchinhas. E quando meus amigos iam lá em casa e as viam, sempre perguntavam coisas do tipo: "ohh foi você mesmo que fez? .. faz uma pra mim cara?" e elas começaram a virar uma febre. Tive várias encomendas para colegas da escola e amigos. Foi o ganha pão da época, assim como não precisava gastar quase nada com presentes de Natal e aniversários (saiam das minhas mãos e o agrado era garantido). Ensinei também outros amigos a fazer e era uma competição pra ver quem fazia as mais bem caprichadas pranchas de prateleira. Grande fase!








___________________________________________________________________________


SKIMBOARD CONSTRUCTION


Esta skimboard tem história...
Foi assim que tudo começou, quando fiquei de passar alguns dias na casa dos brothers Bonelli's, em Piçarras/SC, para surfarmos na Lage do Jacks, point break que se pode ver as ondas quebrando da sacada da casa deles, que Vinícius e eu inventamos de sermos shapers por uma tarde.
Um dia antes de pegar o ônibus para lá, partindo de Joinville/SC, ele me ligou dizendo para levar algumas ferramentas para shapear uma prancha, porque tinha conseguido um "tocão" do nosso amigo Denis Hille, ou melhor, ele mesmo havia quebrado 1 pé do bico da prancha do colega no surf da tarde. Logo, restariam ainda uns 5' daquela 6'2". Levei na mochila um cepilho e umas lixas e reshapeamos-la. Porém vimos que uma prancha com aquelas dimensões seria praticamente impossível surfar. Mas que o shape ficou legal .. ficou.
Depois de alguns anos que aquela prancha ficou na minha casa pegando poeira e goteira, tive a idéia de transformá-la em um Skimboard (mas dessa vez com uma lixadeira emprestada do meu amigo "Minhoca", ao invés do cepilho). Nessa brincadeira pude aproveitar o tempo livre para expressar algo que os estímulos que me foram dados na Educação Artística Escolar permitiram. Então pegando algumas idéias de pinturas em revistas de surf, assim como o fundo da prancha me inspirei nos Totens do Surf Bar da Prainha - São Francisco do Sul/SC, tracei as linhas do novo outline e as linhas do desenho que fiz na minha mente.
Em pouco tempo um brinquedo novo surgiu...
E temos uma dívida de um "tocão" com nosso amigo até hoje, pois foi Vinícius que quebrou a prancha de Denis, depois o bloco ficou comigo e eu fiz o skimboard. O final dessa história saberemos quando eu voltar da Itália e Denis da Nova Zelandia. Até lá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário